Notícias

Em coletiva de imprensa, Prefeitura apresenta ações previstas para o verão no Cassino

Na tarde de terça-feira (14) a Prefeitura realizou uma coletiva de imprensa para informar quais ações estão sendo preparadas ou já estão em andamento para o verão no Cassino. A atividade ocorreu no Salão Nobre e contou com a participação dos gestores da Secretarias do Cassino (SMC), Sandro Oliveira (Boka); da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), Gilberto Sequeira; da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), Anderson Castro; e da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Evandro Silveira.

Na oportunidade, os secretários apresentaram aos representantes da imprensa diversas propostas que estão sendo trabalhadas de forma transversal entre os mais diversos setores da Gestão Municipal, com o objetivo de qualificar todo o contexto relacionado à temporada de veraneio 2021/2022. Entre as ações estão pautas de infraestrutura, atividades esportivas, prestação de serviços e comércio, alterações e testes a respeito do funcionamento do trânsito na praia, entre outras.

De acordo com o gestor da SMC, o Município tem trabalhado para qualificar a recepção aos turistas, assim como melhorar o atendimento do comércio e a infraestrutura na beira da praia. “Queremos que as pessoas inovem, melhorem as estruturas e possam qualificar o atendimento. Já fizemos reuniões com o pessoal dos trailers sobre isso, sobre o aspecto e a estrutura dos trailers. Estamos incentivando que façam um mobiliário diferente, com mais qualidade. Não sei quantos vão fazer, mas é uma ideia para melhorar esse atendimento”, comentou.

Entre outros temas destacados pela pasta, estão pontos fixos para a prática esportiva na praia. Para isso, serão disponibilizados locais para exploração comercial por meio de trailers, contanto também com espaços reservados para quadras de vôlei de praia. Além disso, segundo Oliveira, os interessados também poderão apresentar projetos semelhantes vinculados ao esporte e que atendam a proposta. O edital a respeito dos espaços, onde estão apresentadas todas as informações sobre o tema, está disponível AQUI. No mesmo edital, está apresentada outra atividade de destaque para o veraneio no Cassino. Trata-se do retorno do “Trenzinho”, responsável pela visitação dos principais pontos turísticos do balneário.

Também de acordo com o gestor da SMC, será disponibilizado na praia um local específico para aluguel de pranchas e outros materiais para a prática de esportes náuticos, além de também contar com aulas sobre esses esportes diretamente na beira da praia. “Temos uma grande vocação para os esportes náuticos e estamos incentivando para que possamos ter esse ponto, com esse serviço que é fundamental para que a gente explore ao máximo as potencialidades da nossa praia. Será uma área diferenciada e provisória, instalada no início do veraneio e retirada no fim”, ressaltou.

Trânsitoe segurança

O trânsito de carros, bicicletas, pedestres e vendedores ambulantes pela praia também foi pauta durante a coletiva. De acordo com secretário da SMMAS, serão feitos alguns testes na área de praia com delimitação de espaços específicos para as diferentes formas de uso, separando veículos dos demais.

Também sobre o tema, Castro informou que a praia terá limite máximo de velocidade estipulado em 30km/h. “É uma ação nova e vamos colocar as placas em alguns pontos. É uma via que tem que ser considerada como via calma e que precisa ter um tráfego muito bem coordenado. A praia é regida pelo código brasileiro de trânsito e os agentes farão seu trabalho, primeiramente orientando, mas seremos incisivos na cobrança”, frisou.

Além disso, já estão sendo preparadas as áreas de estacionamento, limitadas por marachas. Sobre o tema, o secretário fez um pedido à população, válido para o Cassino e também para a Capilha. “Faço um pedido aqui a todas as famílias, para que utilizem a praia dentro das marachas, onde é seguro. É um pedido formal, como secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança. O secretário Boka vai organizar a área e a gente vai ter uma condição melhor. Então, sempre que possível, estacionem na maracha. Não façam fila dupla ou tripla, os agentes vão intensificar esse cuidado, inclusive para a Capilha”, disse.

Sobre o tema, o gestor da SMC acrescentou que, em alguns pontos, em função da chuva e do não avanço da maré, a areia está muito solta, dificultando o trânsito de veículos. “Principalmente nos acessos à praia, a areia está muito solta, e não adianta passarmos a patrola, pois a tendência é só piorar. Os nossos funcionários são muito capacitados e têm muita experiência. Eles conhecem esse ambiente da praia como ninguém e sabem onde agir para que a gente possa minimizar o problema. Mas, em muitos locais, pela questão da natureza e do tempo, não tem o que fazer”, ressaltou.

Ainda neste contexto, Castro fez um segundo pedido, solicitando respeito aos agentes públicos que estarão no local realizando o seu trabalho. “Queremos o respeito, para que todos trabalhem com tranquilidade. Mas nós vamos aplicar a lei, que nos ampara fazendo ocorrências de desacato e/ou de desobediência. Isso é algo que já levamos aos nossos agentes e queremos também passar para a comunidade”, acrescentou.

A respeito das atividades das forças de segurança, o secretário salientou que haverá uma base nas proximidades da Rua do Riacho. O local servirá como ponto de referência aos agentes para as operações de segurança a serem realizadas no Balneário, com atuação, também, do veículo de monitoramento utilizado pela SMMAS.

O ponto ainda estará disponível para tirar dúvidas da população e receber denúncias. Além disso, conforme o secretário, a intenção é realizar as ações da Escolinha de Trânsito também neste espaço.

Qualificação do atendimento e Centro de Atenção ao Turista (CAT)

Conforme salientaram os gestores da SMC e da SMDIT, neste ano, em parceria com o CDL e o Senac, a Prefeitura tem ofertado aos comerciantes do Cassino um curso de aprimoramento, visando um melhor atendimento a moradores e veranistas no Balneário. “Temos serviços de ótima qualidade, mas entendemos que podemos melhorar. Com esse curso, que já tem uma turma em fase de conclusão, esperamos qualificar o atendimento do nosso comércio, em estabelecimentos como bares, restaurantes, pousadas e hotéis. A ideia é que as pessoas venham à nossa praia e saiam daqui com uma ideia positiva, que divulguem para familiares e amigos, e que isso gere uma procura ainda maior pelo Cassino nos próximos anos”, disse Oliveira.

Neste contexto, o secretário Sequeira destaca o novo Centro de Atenção ao Turista (CAT) de Rio Grande, localizado dentro do no Parque Urbano do Bolaxa. O espaço tem o objetivo de fornecer informações aos turistas que chegam ao Balneário, também com a oferta de folhetos, mapas e outras orientações que podem ser de interesse dos visitantes. Além disso, ele acrescenta que todos os estabelecimentos comerciais interessados, independente do ramo, podem deixar no local os seus materiais de publicidade, que serão disponibilizados aos visitantes.

Ainda de acordo com Sequeira, um grande diferencial do novo Centro é a área que pode ser utilizada como estacionamento. A estimativa é que o espaço seja suficiente para receber até seis ônibus, além de mais de 20 carros. A intenção é que, dessa forma, o local seja um grande ponto de referência para excursões e turistas que chegam ao Cassino.

Apesar de já estar em funcionamento, o local só terá plenas atividades a partir de janeiro de 2022, quando receberá reforço de equipe. Até lá, o espaço está sendo preparado para atender a demanda de forma segura em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19.

Além dos estagiários e demais colaboradores já contratados para atuação no local, servidores da SMDIT e da SMC também irão colaborar com as ações do local. Para isso, nos próximos dias, esses servidores irão iniciar um curso de qualificação, que tem o objetivo de preparar a equipe para que possam fornecer, também, informações a respeito do próprio Parque Urbano do Bolaxa e suas características.

Conscientização

De acordo com os secretários, já no próximo final de semana deverão ser retomadas as ações de conscientização na praia do Cassino, tanto a respeito dos protocolos de enfrentamento à Covid-19, quanto sobre o lixo na beira da praia. Segundo Oliveira, a exemplo do que ocorreu no início deste ano, um carro de som irá transitar pela orla enquanto um comunicador realiza interações com o público, com objetivo de conscientizar e educar os veranistas.

Sobre a questão do lixo, ele considera “inadmissível” a situação atual. “Só vamos conseguir mudar essa realidade com ações que conscientizem, eduquem as pessoas. Vamos reforçar esse serviço na beira da praia, com alto-astral, com essa interação com público, mas passando essa mensagem de que o lixo é responsabilidade de cada um, e que deve ser levado embora. Muitas pessoas deixam o lixo nas marachas, como se fosse desaparecer dali por mágica. Cada um é responsável pelo seu lixo”, apontou. Ele ainda acrescentou que haverá uma melhora na qualidade e na quantidade das lixeiras, mas que as pessoas precisam ser conscientes com o lixo produzido.

Quanto aos protocolos para a Covid-19, o sistema será semelhante, também com orientações sendo repassadas por meio do carro de som, sempre com o objetivo de conscientizar a população e contando com sua colaboração. “Vamos fazer ações fortes, quase todos os dias para isso, mas a ideia é conscientizar. Se isso não for suficiente, nós teremos que agir com mais vigor. Não podemos deixar que a praia seja terra de ninguém”, argumentou o secretário do Cassino.



Fotos: Roger da Rosa
Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal do Rio Grande
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldoRG
Instagram: @prefeituradoriogrande

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Realização

Patrocínio